English French Italian Portuguese Spanish


brava check donation

Vinte mil dólares como ilustrado um dos cheques é o montante com que os imigrantes bravenses contribuem para a renovação desta praça que é o cartão de visita da ilha de Nho Tatai, embora essa contribuição esteja aquém do esperado pela edilidade bravense, para o projecto de restauro daquele emblemático sítio.

Devido à sua grande degradação as obras para a completa restauração da Praça Eugénio Tavares, incluído a recuperação da Esplanda "Sodadi", estão orçadas em cerca de 220 mil dólares.

Para o efeito foram traçados alguns planos que passam pelo:
1 - O recurso a empréstimo será uma fonte importante de financiamento para a renovação da Praça.
2 - Patrocínios corporativos serão a segunda modalidade de angariação de fundos e uma fonte de muita importância para complementar outras modalidades na prossecussão dos recursos financeiros necessários.
3 - Patrocínios e donativos individuais serão a terceira modalidade de angariação de fundos para complementar as outras duas modalidades visando assim arrecadar a tranche final dos recursos financeiros necessários.

É neste terceiro ponto que os milhares de bravenses radicados nos EUA, onde constituem uma franja importante da comunidade imigrada neste país, são convidados a dar o seu contributo.

De acordo com uma nota de imprensa da Câmara da Brava, os benfeitores que contribuam para a renovação da Praça são classificados consoante a contribuição como a seguir se apresenta:

1. Classificação Platina. Esta é a mais alta distinção e ela está reservada exclusivamnte às entidades ou indivíduos que contribuam com o equivalente a 1.000.000$00 (um milhão de escudos cabo-verdianos) ou mais;

2. Classificação 5 Estrelas é reservada a entidades ou indivíduos que contribuam com o equivalente a 500.000$00 (quinhentos mil escudos cabo-verdianos) ou mais;

3. Classificação 4 Estrelas é reservada a entidades ou indivíduos que contribuam com o equivalente a 400.000$00 (quatrocentos mil escudos cabo-verdianos) ou mais;

4. Classificação 3 Estrelas é reservada a entidades ou indivíduos que contribuam com o equivalente a 300.000$00 (trezentos mil escudos cabo-verdianos) ou mais;

5. Classificação 2 Estrelas é reservada a entidades ou indivíduos que contribuam com o equivalente a 200.000$00 (duzentos mil escudos cabo-verdianos) ou mais;

6. Classificação 1 Estrela é reservada a entidades ou indivíduos que contribuam com o equivalente a 100.000$00 (cem mil escudos cabo-verdianos) ou mais; e

7. Classificação "Contribuinte" é reservada a entidades ou indivíduos que contribuam com o equivalente a menos de 100.000$ (cem mil escudos cabo-verdianos).

Para efeito de reconhecimento do benfeitor, cada um será distinguido no respectivo grupo de benfeitor, sendo o seu nome inscrito numa placa de bronze que será colocada num dos lados do Coreto no centro da Praça para testemunhar a valiosa contribuição do benfeitor por tempo imemorial.

A Praça Eugénio Tavares em Nova Sintra - Brava é, sem dúvidas, uma das mais, senão a praça mais bela de Cabo Verde. A mesma está edificada no "coração" da Cidade de Nova Sintra, hoje distinguida como a primeira Capital Caboverdeana da Cultura e, recentemente, classificada de Património Histórico Nacional.

As características únicas que caracterizam a Praça Eugénio Tavares e a variedade de flores que nela exibem todo o seu esplendor contribuiram, grandemente, por tais, distintas designações.

Mantem-se o traçado original

As obras de remodelação da Praça Eugénio Tavares levam em consideração o binómio restauração/inovação: O primeiro refere-se aos aspectos a conservar enquanto o segundo diz respeito aos aspectos que se devem melhorar embora, sempre, respeitando o cumprimento escrupuloso dos motivos dos traços originais.

prasa eugenio tavares

Características da Praça Eugénio Tavares

Os elementos mais marcantes da Praça Eugénio Tavares são o lay-out geométrico do espaço em quatro quadrantes ou quartos de laranja, os canteiros com flores de diversas espécies e a calçada portuguesa evocando vários motivos e desenhos, alguns dos quais bastante ornamentados.

O centro da Praça é marcado por um Coreto. Um outro elemento da Praça é uma esplanada que foi erguida nos anos 1960/70, em substituição do antigo quiosque em madeira e ferro fundido que outrora agraçou a Praça.

Destaca-se ainda uma maqueta da Ilha fabricado em cimento com todos os relevos e os pontos principais da Ilha.

É, ainda, de se referir um busto do Poeta "Eugénio Tavares" que em 2002 foi erguida pela Associação "Amidjabraba" composta por emigrantes bravenses radicados nos EUA.

História da Praça Eugénio Tavares

Segundo dados encontrados sobre a gênese da Praça, a mesma foi construída nos anos 1910-1915, durante o mandato do Dr. Joaquim Faria, médico que também foi o Presidente da Câmara do Concelho nessa época.

Quanto à origem ou data de concepção da Praça, especula-se que o conceito original teria datado da época do Governador-Geral Fontes Pereira de Mello que fez da Brava a sede "de facto" do governo do arquipélago de 1839-1855.

A pare das coloridas flores, a calçada portuguesa é sem dúvida o elemento mais marcante da Praça Eugénio Tavares.
Afim de destacar os desenhos e os motivos aquando da restauração/renovação da Praça, serão utilizadas pedras basálticas pretas de Santiago, especialmente da zona de Cidade Velha, e pedras calcárias brancas da ilha do Maio.

Algumas imagens novas serão colocadas em pontos estratégicos da Praça para reflectir ainda mais aspectos singulares da história e cultura bravense.

1. As 4 principais artérias que irradiam do centro da Praça, serão calcetadas com desenhos ondulados a preto e branco para evocar as ondas do mar.

2. Em torno do Coreto deverá figurar uma grande bússola com os pontos cardeais apontando para cada uma das 4 artérias que irradiam do seu eixo.

a. Na artéria Leste virada para Cruz Grande figurará uma Caravela Quinhentista portuguesa para assinalar a chegada dos Portugueses à ilha;

b. Na artéria oposta, virada para o Poente a imagem de uma Baleia será encrustada para ilustrar os muitos branvenses que partiram sobretudo da Freguesia de N. Sra. do Monte nos barcos baleerios Yankees – iniciando, assim, a emigração caboverdeana para os EUA;

c. Na artéria virada para o Sul, perto do busto de Eugénio Tavares, será localizada uma Clave de Sol para simbolizar a música e as mornas imortais daquele que foi o maior expoente da morna bravense; e

d. Finalmente, para o lado oposto, virado para o Norte, destacará uma Flor de Cardeal, flor emblemática da ilha Brava, que tanto contribui para a bem merecida alcunha de "Ilha das Flores".

prasa eugenio tavares flowe

Cidade Histórica

A Cidade de Nova Sintra na Ilha Brava foi recentemente designada Património Nacional e, para o período 2013-2014, foi também designada capital de cultura nacional. A Praça Eugénio Tavares, situada no coração da cidade é tida justamente como a praça mais emblemática de Cabo Verde pela sua geometria, lay-out e as copiosas variedades de flores que a agraçam. Porém, a Praça, que outrora já foi cuidada pelo imortal poeta Eugénio Tavares, sofre hoje do peso da idade centenária e pouca manutenção ao longo dos tempos e por isso necessita de urgente e profunda renovação.

Brava de cara lavada

Nas imediações da Praça Eugénio Tavares, está também em profunda remodelação, o Hotel Pousada cujos nove quartos estarão prontos oferecendo total conforto aos visitantes que demandam a ilha por ocasião das tradicionais festas de S. João Baptista na ilha.

Será certamente mais um complemento ao leque de obras que serão dadas a conhecer àqueles que, por esta altura, deslocam-se à ilha de Nho Tatai.

O Hotel Pousada vai contar com novas instalações eléctricas, instalação de água quente e fria, casas de banho modernas e um sistema de acesso grátis à internet, aos seus ocupantes.

Uma das divisões servirá de atendimento aos passageiros da Cabo Verde Fast Ferry.

A recuperação e gestão dessa infra-estrutura turística é da responsabilidade da CaboVerdeOnline.com, uma Agência Multi-media e de Projecção do Turismo Rural com sede nos EUA, que apresenta ainda o projecto de rentabilização de casas de imigrantes na ilha e não só.

PUBLICIDADE:

 

Side Bar Banner 01
Side Bar Banner 03

Featured VILLA for Rent - Praia

JM PALACE: PERFECT FOR LARGER GROUPS
 featured jm

WEEKLY RENTAL of a large 10+ rooms villa fully furniture for as low as $24pp per night. Perfect for large groups and longer stays.