English French Italian Portuguese Spanish


orlando balla

O Presidente da Câmara Municipal da Brava, Orlando Balla, manifestou-se hoje, indignado e agastado com a actual situação das ligações marítimas com a Brava. Estamos profundamente desapontados com o descaso relativamente à nossa ilha, que tem sido, sistematicamente, votada ao isolamento com o resto do país e o mundo, refere o autarca da ilha de Eugénio Tavares.

É consabido que, desde há dez dias, a ilha está privada do abastecimento de mercadorias e do transporte de passageiros, entre residentes, turistas e emigrantes, resultante da inoperacionalidade do fast farry "Kriola", que não reúne neste momento o necessário certificado de navegabilidade. As autoridades competentes e gestoras do navio, nomeadamente, o Estado de Cabo Verde devia dotar a empresa de condições que garantam o normal funcionamento do navio, do ponto de vista da sua sustentabilidade financeira e da segurança, num contexto nacional marcado pela falta de segurança nos mares do arquipélago, que é do conhecimento de todos, realça o Edil da ilha das Flores.

Esta situação, segundo Balla, tem impactos negativos no quotidiano das pessoas, no funcionamento do comércio, do turismo, no atraso do regresso dos emigrantes aos países de acolhimento, na sustentabilidade da economia da ilha, para não falar em situações de emergência que exigem evacuação para a capital do país, ou para a vizinha ilha do Fogo. Esta situação precária abala cada vez mais a confiança na ilha e no seu futuro, em matéria do fomento do turismo de natureza de alto valor acrescentado e em investimentos em diversos sectores de desenvolvimento, cruciais para a promoção do emprego e melhoria gradual das condições de vida das gentes da Brava.

Orlando Balla tinha garantido durante o Fórum de Desenvolvimento da Brava, realizado há mais de um ano, que o tempo de lamentações tinha terminado, mas este tipo de situações causam desânimo e frustrações, alegando que é dever do Governo da República fazer a necessária discriminação positiva em relação a uma ilha pequena e desprovida de recursos financeiros.

A questão dos transportes é crucial para o processo de alavancagem da economia da ilha, sendo por isso inadiável a normalização das ligações marítimas de e para a ilha e a assumpção definitiva e séria da construção do futuro aeródromo da Brava. O desenvolvimento da Brava deve ser vista e projectada de fora para dentro, donde, a problemática das ligações com o exterior assume importância de primeira grandeza, defende Balla, o primeiro emigrante a ganhar uma Câmara Municipal em eleições democráticas em Cabo Verde.

Side Bar Banner 01
Side Bar Banner 03

Featured VILLA for Rent - Praia

JM PALACE: PERFECT FOR LARGER GROUPS
 featured jm

WEEKLY RENTAL of a large 10+ rooms villa fully furniture for as low as $24pp per night. Perfect for large groups and longer stays.