English French Italian Portuguese Spanish


State Senators Brava

Há bem pouco tempo esteve em Cabo Verde, uma delegação de políticos americanos, que hoje nos convidaram para uma visita ao State House (a Casa Parlamentar de Massachusetts) para nos darem

a sua opinião sobre a visita efectuada ao arquipélago a convite da Assembleia Nacional do país.
São eles: os senadores Vinny de Macedo natural da Brava, Marc Pacheco de ascendência portuguesa, Michael Rodrigues também de ascendencia lusa, Mark Montigny de ascendência italiana e o Representante Estadual Tony Cabral natural dos Açores.

Também presentes ao encontro, o Director do Centro de Estudos Caboverdianos do Instituto Pedro Pires do Bridgewater State University, Jota Rosa e o Director do Projecto agro-pecuário de Sorno-Brava José Andrade.
Esses legisladores americanos trouxeram as melhores impressões e consideraram que houve avanços enormes entre 2008 (aquando da penúltima visita) e a última vez (2015) quando visitaram Cabo Verde.

Ficaram impressionados sobretudo com a infra-estruturação do país no que diz respeito a estradas asfaltadas que não tinham deixado, portos e aeroportos. O Senador Marc Pacheco que colaborou directamente na atribuição do pacote financeiro do MCA (Millenium Chalenge Account) constatou que o mesmo foi bem empregue, tendo assim Cabo Verde justificado o facto de ser o primeiro país a ser comtemplado com dois compactos do MCA.

Tony Cabral açoriano do Picos disse que foi com agrado que sulcou as 99 curvas de Furna para Nova Sintra mas, desta feita, em estradas asfaltadas e depois de ter feito viagem a bordo de um ferry boat.

Em termos de sugestão, consideram que Cabo Verde, devido à sua estabilidade política e um sistema democrático em que a transição governamental se processa de forma exemplar, pode ser um "Gateway", e servir de entreposto comercial para a África.

Ainda em termos de sugestão apelam aos imigrantes a investirem na sua terra, contribuindo não só para o desenvolvimento do país mas ajudando na criação de postos de trabalho. O governo tem as suas obrigações mas os privados também têm uma palavra a dizer.

Para a ilha Brava, constataram, com prazer, a melhoria na ligação com o fast ferry mas gostariam de ver mais meios de transporte a conetar aquela ilha e seria desejável que a Brava pudesse contar com um aeroporto.
Elogiaram o empreendimento hoteleiro e o projecto agro-pecuário de José Andrade, como um exemplo do que um ex-imigrante (neste caso em França), pode fazer para que Brava possa beneficiar de abasteciemtno auto-sustentável de alimentos e produtos do seu projecto.

"Tudo pode mudar em Cabo Verde, menos a sua gente hospitaleira que recebe as pessoas sempre com um sorriso estampado no rosto", concluiram finalmente os nossos entrevistados que deixaram transparecer a sua emoção quando à morabeza do povo de Cabo Verde, se refere.


Side Bar Banner 01
Side Bar Banner 03

Featured VILLA for Rent - Praia

JM PALACE: PERFECT FOR LARGER GROUPS
 featured jm

WEEKLY RENTAL of a large 10+ rooms villa fully furniture for as low as $24pp per night. Perfect for large groups and longer stays.