English French Italian Portuguese Spanish


VOICES 2015

O auditório do Liceu de Brockton em Massachusetts vai ser palco da VII Edição do já popular concurso de Revelação Vozes da Diáspora (RVD).

O evento vei ter lugar no dia 30 de Agosto, um domingo, entre as 4 da tarde e às 8 da noite.

Este certame musical que reune crianças e adolescentes caboverdianos de vários países da diáspora caboverdiana, já foi acolhido em 5 países:
Cabo Verde, Estados Unidos da América, Portugal, França, Luxemburgo.
Esta é a segunda vez que os EUA vão acolher o evento. Na primeira oportunidade fê-lo com o estatuto do país com o maior número de imigrantes caboverdianos. Foi em 2010.
Desta vez, EUA voltam a ser palco, obedecendo ao critério de um país acolher o concurso sempre que o vencedor for residente neste mesmo país.
Kassandra Teixeira, actual estudante de curso de pilotagem na Flórida, foi a coroada no ano passado na Cidade da Praia.

Cada concorrente vai interpretar uma música da sua livre escolha e obrigatoriamente um tema do país onde reside.
A banda que vai acompanhar os artistas é formada por Augusto Pires nos teclados, Anderson Fontes-Baixo, Santos Spencer-Guitarra, Tchico Évora-Bateria e Denis Mota no cavaquinho.
Os bilhetes já estão à venda nos locais habituais:
RHODE ISLAND - Ligafrica, Bela Vista Liquor, Flor di Brava, Cabo Verde Fish Market, Cabo Verde na Top
DORCHESTER - Restaurante Cesaria, Loja Afonso 
BROCKTON - Associação caboverdiana de Brockton, Restaurante Luanda, Marvelous Cuts, MS Travel, Ellie Paris Store
TAUNTON - Restaurante TJ's

UM EVENTO QUE LIGA CABO VERDE À SUA DÉCIMA PRIMEIRA ILHA
O fundo arrecadado destina-se à Fundação Infância Feliz (FIF) presidida pela ex-primeira dama Adélcia Pires que apoia jovens carenciados em Cabo Verde.
É dela, este extracto do discurso pronunciado na edição anterior na ilha de Santiago:
"Este evento, de há seis anos, é resultado da 12ª edição da Gala dos Pequenos Cantores realizados em Cabo Verde, pela FIF, e que tem fomentado laços de amizade e confraternização entre os cabo-verdianos residentes e os nascidos ou criados nos diferentes Países da diáspora, o que tem também proporcionado a visibilidade de vários e grandes talentos no seio da camada juvenil, por tudo isso, aguarda-se mais uma vez um grande e agradável espectáculo".

Certamente que este espírito prevalece em cada edição e a cidade dos campeões faz jus ao seu nome para que possa ver coroada de êxito esta sexta gala das pequenas estrelas, grandes cantores e defensores do nosso folcore, amanhã.

D. Adélcia considera ainda que "Este reencontro da Diáspora cabo-verdiana, através da música, permite não só, aparecer as vozes, como também apelar aos valores da Nação cabo-verdiana: Paz, União, Amizade, Morabeza e Solidariedade entre caboverdianos dentro e fora do País".

UM EVENTO COM PROFUNDAS RAÍSES

O concurso Revelação de Vozes da Diáspora tem raízes profundas e inspiradas em outros eventos inspiradores do género.

Em Cabo Verde a realização do evento de Vozes e Dança Infantis e a oportunidade de participação da Titita e Sasha na Gala Internacional dos Pequenos Cantores da Figueira da Foz, Portugal, foi o resultado do trabalho
da OPADCV e Fundação Infância Feliz presidida pela Adélcia Pires.
A participação da Aldina Freire, Tititita, na 6ª edição da respectiva Gala, foi em Julho de 1984 e ficou em 1º lugar na categoria música estrangeira. De igual forma a Sasha Alhinho em Agosto de 2013, foi a vencedora da 25ª Gala
Internacional dos Pequenos Cantores da Figueira da Foz, na mesma categoria. Cabo Verde destaca-se, assim, no referido evento com essas duas participações.

A RVD, realizada em 2005, foi antecedida do Festival de Pequenos Cantores que deu ao mundo artistas, hoje , de renome como Ceuzany em 2003 com apenas 11 de idade. Ela a nomeada nas categorias Melhor Voz feminina e Melhor Artista em Palco dos prémos da CVMA 2014.
Ainda figuram nesta lista intérpreteses como Vargas Monteiro, Luis de Matos, Titita, Ritinha Lobo, Sasha Alhinho, Tatiana e Cilá todos nomes conhecidos da nossa música.

O destaque vai para Aldina Freire "Titita" vencedora da 6ª edição da Gala Internacional dos Pequenos Cantores da Figueira da Foz em Julho de 1984 e ficou em 1º lugar na categoria música estrangeira. De igual forma a SashaAlhinho em Agosto de 2013, foi a vencedora da 25ª edição desta gala em Portugal na mesma categoria. Cabo Verde destaca-se, assim, no referido evento com essas duas participações.

EIS A LISTA DOS VENCEDORES:
I Edição: 2005-Realizou-se um festival de vozes
II Edição: 2010-EUA-Ana Cabral (Portugal) 19 anos
III Edição: 2011-Portugal-Jessica Soares (França) 16 anos
IV Edição: 2012-França-Jessica Delgado (Portugal) 18 anos
VEdição: 2013-Luxemburgo-Mariana Monteiro (Cabo Verde) 18 anos
VI Edição: 2014-Cabo Verde-Kassandra Teixeira (EUA) 17 anos
VII Edição: 2015-EUA. Quem será sucessora de Kassandra Teixeira?

 

Side Bar Banner 01
Side Bar Banner 03

Featured VILLA for Rent - Praia

JM PALACE: PERFECT FOR LARGER GROUPS
 featured jm

WEEKLY RENTAL of a large 10+ rooms villa fully furniture for as low as $24pp per night. Perfect for large groups and longer stays.